A importância da foto do Buraco Negro

Fábio Nunes
3 min readApr 14, 2019

O centro da galáxia M87 já não nós é mais misterioso quanto costumávamos pensar em outrora. Sabemos que ela é uma galáxia super-gigante elíptica que se encontra na constelação de virgem e está uma distância de 53.490.000 anos-luz da gente, onde o centro da sua galáxia há um buraco negro super-massivo que mede algo em torno de 6.5 bilhões de vezes a massa do nosso sol. E ainda vale lembrar que este Buraco Negro emite jatos relativísticos, que se estende por mais de 1000 anos-luz de comprimento.

Galáxia M87

Albert Einstein depois da publicação da relatividade geral em 1915, não imaginaria que sua teoria poderia nos dar uma compreensão tão ampla do nosso universo. Ele e dezenas de outros cientistas debruçaram sobre as suas equações e começaram a analisar o que poderia suceder, e foi quando o Schwarzschild surgiu com uma solução para a equação de Einstein.

Equação da relatividade geral
Métrica de Schwarzschild

Nessa métrica é possível observar que se uma uma massa estiver concentrada em uma região suficientemente pequena, ela gerará um campo gravitacional tão intenso que nem mesmo a luz conseguiria escapar. Einstein não acreditava que isso no universo real poderia ocorrer, e morreu sem acreditar que tal objeto seria detectado.

Contudo os nosso métodos e a ciência foi evoluiu com o tempo, e já observávamos que em determinadas regiões no universo, algumas estrelas orbitavam estranhamente um centro de massa que não era observado. Foi então que olhamos para esses pontos no universo e vimos que além de ter uma massa muito grande, também era uma forte zona de emissão de raios X, mas não sabíamos o que era. A nossa hipótese, baseada em meras correlações, é que esses pontos que deveriam ser os Buracos negros.

Evento de horizontes da galáxia M87

No dia 10 de abril de 2019, depois de um esforço global de cienticistas chamado de “ETH- Event Horizon Telescope”, onde foi-se criado um telescópio virtual do tamanho do Planeta Terra, conseguimos a primeira “foto” de um buraco negro, e isso foi um feito muito importante. Importante porque mais uma vez as equações de Einstein mostraram válidas mais uma vez, e isso havia recentemente confirmado com as Ondas gravitacionais, cuja sua teorização também emergiam das Equações de Einstein.

De maneira igualmente pode-se dizer que isso é um feito impactante, e sem sombra de dúvidas foi um feito histórico para a ciência. É estonteante olhar pra essa imagem e perceber todo o simbolismo que essa imagem representa. Muito embora Albert Einstein morreu sem acreditar que tal objeto poderia existir no universo real, hoje temos uma foto que comprova a sua existência, mostrando-nos que a uma teoria científica transcende o cientista que a criou.

O que também é assustador.

O universo tá mostrando mais uma vez com uma imponência sem igual. E a nossa compreensão sobre o universo, a medida que vamos conhecendo um pouquinho mais, mais vai ficando difícil de entender como determinadas coisas podem ocorrer, e certamente o buraco negro é uma delas. Agora sabemos que empiricamente que os buracos negros são reais, mas a nossa compreensão acerca deles ainda muito pouco, quase nada.

--

--